Histórico


                               Release Giovanni Marquezeli

Tenor paulista nascido em Rio Claro, estado de São Paulo.
Começou seus estudos na música aos 4 anos de idade, tocando violão e aos 12 anos venceu seu primeiro festival de música, onde então foi chamado para ser o vocalista principal da Banda Ellus.
Seus estudos no canto lírico tiveram início em 2005, sob orientação do professor Silvio Correa e hoje continua seu aperfeiçoamento com a soprano Rosimari Oliveira.
Em 2003 foi integrante do Coral Nacional de São Paulo -SP com regência do maestro Paulo Moura, onde gravou junto com o compositor Mario Zan a música oficial dos 450 anos da cidade de São Paulo.
Em 2009 realizou uma turnê de doze dias na Itália, onde se apresentou em tradicionais metrópoles culturais como Torino, Roma e Veneza. Com canções italianas no repertório, gravou seu primeiro CD Romantici, com doze faixas cantadas na língua do país europeu.
Em 2012 surpreendeu o país ao quebrar uma taça com apenas o som emitido pela sua voz. Em 32 segundos, o tenor conseguiu quebrar um desafio que estava intacto há sete meses, transmitido no programa da apresentadora Eliana, do SBT
Outro momento marcante na carreira de Marquezeli, foi sua apresentação diante de autoridades e chefes de estado na edição da Festa Nacional da Uva também em 2012 em Caxias do Sul, RS, onde reside há 14 anos.
Em 2013 foi convidado para participar do 1º Festival Canoro de Napoli – Itália, onde estudou com o tenor napolitano Vincenzo Villani e em 2015, passou 6 meses, também na Itália, para se aprofundar nos estudos e se apresentar em várias cidades da região do Vêneto.
Atua como solista junto a Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e Orquestra de Sopros de Carlos Barbosa.
Cantou sob a regência de grandes maestros como: Manfredo Schmiedt (BRA/GER), Linus Lerner (BRA/EUA), Bernardo Grings (BRA), Gilberto Salvagni (BRA) e Dirceu Andrioli (BRA)
Como Concertista, cantou árias dos seguintes personagens: Rodolfo (La Boheme), Caravadossi (Tosca), Calaf  (Tuandot), Radamés (Aida), Il Duca (Rigoletto), Manrico (Il Trovatore) e Alfredo Germont (La Traviata).

Principais cidades que se apresentou: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul. 
Na Itália: Torino, Napoli, Sorrento, Bologna, Roma e Veneza
Na Holanda: Amsterdã.